segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um dia sem carro

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Neste dia 22 de setembro comemoramos o 'Dia Mundial Sem Carro'. Este é um dia para refletirmos quais seriam os melhores e mais eficientes meios de transporte coletivo para as cidades. Aliás, será que apenas um dia é suficiente?

É fácil perceber que na região central de Curitiba a maioria dos carros suporta até 5 pessoas mas levam apenas seu motorista. Precisamos repensar esse modelo de transporte individual, que acaba ocupando as vias urbanas com um baixíssimo índice de aproveitamento do espaço público.

domingo, 20 de setembro de 2009

Carta da Terra

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Segundo o Site Carta da Terra em Ação - Brasil, a carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Baixe o documento completo em:
http://www.megaupload.com/?d=MJKOF700

Mais informações também pelo site:
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Zeri, destinação dos resíduos sólidos urbanos e educação ambiental. Como passar a diante conhecimentos que podem ajudar a mudar o mundo?

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O Zeri – Zero Emission Research Initiative – em português, Iniciativa de Pesquisa em Emissão Zero, lançado em 1994, é um programa da Fundação Zeri Internacional, com sede em Genebra, Suíça, presidido por Gunter Pauli.

A metodologia Zeri trabalha com o conceito de desenvolvimento sustentável para a satisfação das necessidades humanas de água, alimentação, energia, empregos, habitação, utilizando aplicações científicas e tecnológicas, envolvendo governo, empresários e pesquisadores.

domingo, 13 de setembro de 2009

Encontro Paranaense de Educação Ambiental

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Tema: Educação, Cultura para a Paz e Sustentabilidade Local/Planetária
Data: 14, 15 e 16 de outubro
Local: Parque Tecnológico da Itaipu (Foz do Iguaçu)
Site oficial: clique aqui

O XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, tem como tema "Educação, Cultura para a Paz e Sustentabilidade Local/Planetária" e acontecerá no município de Foz do Iguaçu entre os dias 14 a 16 de outubro de 2009, nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu - PTI.

O EPEA tem por objetivo reunir profissionais de diferentes setores da sociedade, para presentarem suas experiências e dialogar sobre os contextos e desafios da Educação Ambiental.

Esse evento pretende possibilitar que alunos, professores e gestores ambientais ampliem seus conhecimentos, contribuindo para uma prática educativa mais crítica, reflexiva e participativa, frente aos problemas sócio-ambientais vigentes.

Programa Agenda21 - Passo a Passo da Agenda21 Local

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Organização: MMA
Autor: Diversos Autores
Ano: 2005
Páginas: 56
Tamanho: 54 Mb
Download: aqui

"Uma cartilha, um guia, que com base em novas idéias, estudos e experiências concretas, procura aperfeiçoar o roteiro sugerido até então para todos que queiram construir, implementar e monitorar um processo de Agenda 21 Local."

Guia Agenda21 - Passo a Passo para IES

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Organização: SEMA / PR
Autor: Diversos Autores
Ano: 2008
Páginas: 21
Tamanho: 9 Mb
Download: aqui

Este guia apresenta cinco etapas para implantação da Agenda 21 Universitária. Segundo a coordenadora das ações da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, os 5 passos para implantação da agenda são os seguintes:

sábado, 12 de setembro de 2009

VIII Reunião do Fórum Permanente da Agenda 21

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Evento: VIII Reunião do Fórum Permanente da Agenda 21
Data: 15/09/2009
Horário: das 17h30 às 18h30
Local: Universidade Tuiuti, Bloco C, Sala 503, 5º Piso
Público alvo: comunidade acadêmica e público externo
Informações: (41) 3331-8110 ou prohumana@utp.br

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Palestra no colégio "Professor Francisco Zardo"

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Nos dias 10 e 17 do mês de Setembro deste ano, o grupo "agenda21 sustentável" promoveu palestras educativas no colégio Professor Francisco Zardo, em Santa Felicidade. Nela estavam presentes os alunos do curso técnico em meio ambiente, que muito contribuíram para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Esta atividade teve além do carácter educacional o intuito de aproximar as instituições e fazer o próprio intercâmbio de conhecimento, sendo este parte do objetivo da agenda 21 global.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lançado o blog "Agenda21 sustentável"

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Hoje é lançado o Blog 'Agenda21Sustentável' na rede mundial computadores, também chamada WEB ou WWW. Este blog tem o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelo grupo Agenda21Sustentável das Faculdades Integradas 'Espírita'.

Utilizamos o Blog como técnica principal de divulgação pois não é necessário conhecimentos específicos em linguagens WEB, o que permite a qualquer integrante postar mensagens rapidamente sem a burocracia que uma página convencional necessita.

Todas as técnicas utilizadas neste Blog são gratuitas como por exemplo a tradução do conteúdo, o formulário de contato e o gerenciamento de estatísticas.

Recomendamos o uso de Blogs para novas Agendas Universitárias e estamos dispostos a ajudar neste processo. Caso tenha gostado do nosso Blog envie uma mensagem utilizando o formulário de contato aqui.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Responsabilidade Social

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A agenda 21 é responsabilidade de todos os indivíduos, grupos e organizações levar à prática os compromissos assumidos, conhecendo e participando das decisões, principalmente aquelas que possam vir a afetar as comunidades onde vivemos e trabalhamos.

domingo, 6 de setembro de 2009

Desenvolvimento Sustentável

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Direito e compromisso de todos que exige mudança de atitude

O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

É um direito e um compromisso de todos, pois só com mudanças de atitude o desenvolvimento sustentável será uma realidade em todos os seus aspectos que se destacam:

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Todas as referências podem ser encontradas na biblioteca central das Faculdades Integradas "Espírita"

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Titulo: Alternativas de disposição final do lodo de esgoto
Localização: 574,5 L76m
Autor: LIRA, Henry Paulo
Ano: 2003
Assunto: Lodo/Esgoto

Titulo: Aplicação de projeto de educação ambiental executado na Escola Municipal Paranaguá, Pr.
Localização: 574,5 F141a
Autor: FAGUNDES, Rodrigo Machado
Ano: 2008
Assunto: Educação ambiental

Titulo: Área de proteção ambiental (APA): Proposta de um modelo de criação e gestão
Localização: 574,5 C643a
Autor: CABEÇAS FILHO, Ademar
Ano: 2004
Assunto: Conservação da Biodiversidade

Titulo: Benefícios da agricultura orgânica em relação à convencional
Localização: 574,5 H781b
Autor: HALU, Luciane
Ano: 2002
Assunto: Agricultura Orgânica

Titulo: Contribuição da ética na solução de problemas ambientais
Localização: 574,5 M65c
Autor: MILLÉO, Danieli Tomaz
Ano: 2002
Assunto: Solução nos problemas Ambientais

Titulo: Desenvolvimento do aqüífero e considerações sobre os aspectos ambientais jurídicos
Localização: 574,5 S452
Autor: SOUZA, Priscila Helena de
Ano: 2003
Assunto: desenvolvimento sustentável

Titulo: Educação ambiental através da interpretação ambiental
Localização: 574,5 M89e
Autor: MATOS, Carlos Alberto T
Achei este tema interessante pelo fato da Schirlei na reunião ter comentado da “agenda 21 empresarial.”Ano: 2003
Assunto: Educação Ambiental

Titulo: Educação Ambiental e gestão de empresas: Uma grande parceria
Localização: 574,5 M61e
Autor: MANTUANI, Claudinéia Natália
Ano: 2003
Assunto: Educação Ambiental

Titulo: Gestão Ambiental aplicada às cidades: um breve estudo sobre Curitiba
Localização: 574,5 B671G
Autor: BONATO, Fernanda Caroline
Ano: 2003
Assunto: Ambiente nas cidades

Titulo: Implantação de coleta seletiva no município de araucária
Localização: 574,5 N784
Autor: NEUBURGER, Derlise
Ano: 2002
Assunto: Coleta Seletiva

Titulo: Inserção da Educação Ambiental nas escolas municipais de Ctba, PR
Localização: 574,5 S78i
Autor: SILVA, Luzia da P.F
Ano: 2002
Assunto: Educação Ambiental

Titulo: Modelo de gestão dos resíduos sólidos urbanos
Localização: 574,5 P84m
Autor: PEREIRA, Nuno Alves
Ano: 2002
Assunto: Resíduos sólidos urbanos

Titulo: Programa de despoluição Ambiental no Município de Irati, PR
Localização: 574,5 S561p
Autor: S. JUNIOR, Jayme Alceu
Ano: 2003
Assunto: Despoluição Ambiental

Titulo: Questão Ambiental dentro das Faculdades Integradas espírita Campus I
Localização: 574,5 B261r
Autor: NOGUEIRA, Giovani
Ano: 2002
Assunto: Questão ambiental Institucional

Titulo: Sucata Nossa de cada dia
Localização: 574,5 H324S
Autor: HAWTHORNE, Georgia
Ano: 2003
Assunto: Reciclagem

Titulo: Estudo de caso sobre resíduos sólidos no município de Itaperuçu, PR
Localização: 574,5 Y745e
Autor: VIEIRA, Lucileide
Ano: 2003
Assunto: Gestão e planejamento Ambiental

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Compostagem caseira, uma atitude sustentável

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Segundo o artigo Nº 225 do capitulo 6 da constituição brasileira, “Todo homem tem o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e conseqüentemente o dever de zelar por ele”.

O lixo urbano doméstico vem sendo cada vez mais motivo de preocupação, por meio não só de estudiosos e ambientalistas, mas também de parte da população como um todo, população esta, que vem se mostrando cada vez mais interessada por assuntos relacionados ao meio ambiente.

Construindo a Agenda 21 Local

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Organização: MMA
Autor: Diversos Autores
Ano: 2003
Páginas: 62
Tamanho: 0,3 Mb
Download: aqui

Construindo a Agenda 21 Local é um guia que procura auxiliar diferentes setores de nossa sociedade a iniciar e, sobretudo, criar as condições necessárias para a continuidade do processo
de elaboração de agendas locais.

Deixa claro em seu texto a importância da participação de todos os atores sociais, em todas as etapas de preparação de um plano de desenvolvimento sustentável local, desde o diagnóstico, passando pela elaboração; pela definição de ações prioritárias; meios de implementação; responsabilidades comuns e acompanhamento da implementação.
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