quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Memoria 15.12.2009

| | | | |
MEMÓRIA DO ENCONTRO DO GRUPO AGENDA21 SUSTENTÁVEL DAS FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA
Curitiba, 17 de dezembro de 2009.

No dia 15 de dezembro de 2009, às 19h00, nas dependências das Faculdades Integradas 'Espírita', estando presentes Adeliana de Oliveira, Carlos Grubhofer, Gione Alexandre, Guilherme Machado, Juliana Assis, Layon Becker, Rowena Harrison, Terezinha Peixoto, Wellington Nardin, ocorreu a reunião presencial do Grupo Agenda21 Sustentável (A21Sustentável) das Faculdades Integradas 'Espírita' (FIES).

A pauta do encontro foi exposta aos participantes, o qual conteve: histórico do grupo, ações realizadas, planejamento de ações 2010, entrada de novos integrantes e periodicidade de encontros.


Após a apresentação nominal dos participantes, Carlos Grubhofer justificou a ausência de Rosana Gnipper (Ecoforça). Também houve a justificativa da ausência de Franciele Santos pelo grupo A21Sustentável.

O acadêmico Layon informou que na ONG onde realiza estágio será iniciado o processo de formação da A21 o qual fará parte. Na sequência foram abordados os temas como se segue.

1. Histórico do grupo: inicialmente foi apresentado a demanda, originada pela professora Rita Machado, para uma palestra sobre Agenda21 no colégio estadual Francisco Zardo. A responsabilidade dessa palestra foi assumida pelo acadêmico Wellington Nardin. Pouco tempo depois o acadêmico Guilherme soube, através das redes de educadores ambientais, que seria realizado o evento denominado “Agenda21 no Movimento Popular” que ocorreu em 01/08/2009. A partir deste encontro, o qual os integrantes originais do grupo estavam presentes, decide-se iniciar as ações de A21 nas Faculdades Integradas Espírita' denominando o grupo como 'Agenda21 Sustentável'.

2. Ações realizadas em 2009: dentre as ações expostas ressalta-se as palestras educativas realizadas em colégios estaduais, a exposição de ações e objetivos para o Pólo Curitiba de Educação Ambiental, a participação do grupo como responsável pela oficina de Formação de Capacitadores no Seminário Internacional de Agendas21, a organização de um ônibus com 40 acadêmicos e professores para participarem de tal seminário, a criação do Blog como ferramenta de comunicação e divulgação de atividades, a apresentação de um artigo e painél desta ferramenta no Seminário Internacional, etc.

Após a apresentação, Carlos Grubhofer informou que nossas ações continuam repercutindo muito positivamente no Fórum da Agenda21 Paraná e também na organização do Seminário Internacional de Agendas21. Disse que a movimentação do grupo A21 Sustentável é peculiar, por ter sido iniciado por acadêmicos, e tem apresentado reconhecidamente excelentes resultados. Essa característica própria deve se manter e terá total apoio da instituição sempre que necessário. Lembrou também que outras instituições pediram o apoio do grupo A21Sustentável para possíveis intervenções de sensibilização aos seus respectivos acadêmicos.

3. Planejamento de ações 2010: as ações sugeridas para possíveis atuações em 2010 são: trabalhos de conclusão de curso digitalizados; inclusão de atalho do Blog no site da faculdade; organização do trote solidário; organização e realização de palestras internas e externas; formação de um grupo de estudo sobre educação ambiental e agenda21; projeto de captação de água da chuva e captação de energia solar; ações sociais e ambientais através de trabalhos solidários; criação de um calendário de atividades sociais e ambientais; estudo dos impactos da impressora jato de tinta x impressora a laser.

Após essa apresentação o Carlos sugeriu um possível concurso relacionado a projetos sócio-ambientais vinculados a sustentabilidade. O melhor projeto selecionado poderia ser incentivado pela instituição com benefícios aos seus integrantes. Esse concurso teria objetivo de divulgar ações de sustentabilidade para todos os cursos além de dar visilidade para a própria A21 Institucional.

Dando sequencia ao encontro foram expostas alguns interesses dos acadêmicos por algumas atividades, dos quais segue abaixo:

O acadêmico Layon se interessou pela formação do grupo de estudos e também pelo projeto de captação de água de chuva.

A acadêmica Adeliana informou que talvez uma cisterna pudesse ajudar no projeto de captação de água.

A acadêmica Rowena lembrou que o de captação talvez envolva alguma engenharia específica que talvez fosse necessário ampliar e aprofundar tais os estudos.

Os acadêmicos Gione e Guilherme demonstraram interesse no Calendário Anual de atividades e também no estudo dos impactos da impressoras (laser x tinta) juntamente com a acadêmica Juliana.

4. Novos integrantes: foram oficialmente convidados a participar do grupo os acadêmicos presentes, o qual não houve rejeição. Na sequência foi explicado como o grupo se comporta na tomada de decisão, o qual tenta-se buscar a horizontalidade como melhor forma relacionamento.

5. Periodicidade de encontros: decidiu-se coletivamente que os encontros do Grupo A21 Sustentável ocorrerão mensalmente sempre no segundo sábado do mês a partir das 13h30. O local do encontro será preferencialmente nas Faculdades Integradas 'Espírita' mas poderá ocorrer em outros locais caso haja necessidade. A divulgação destes encontros será realizada por email e também por cartazes a serem fixados nos murais da instituição com a antecedência necessária. Encontros extraordinários poderão se realizar para execução ou planejamento de possíveis ações.

Estas anotações foram feitas por Guilherme Rodrigues Machado e submetidas por correio eletrônico a fim de sofrerem possíveis ajustes e melhorias. As contribuições foram feitas por Adeliane de Oliveira e Rowena Harrison e devidamente adicionados ao documento final. Seu arquivamento foi feito no Blog A21Sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário

Notícias relacionadas