sábado, 10 de outubro de 2009

Agenda 21 - Sociedade e governo estabelecendo limites e atitudes para assegurar a vida

| | | | |
Em 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), em vista dos problemas causados pela exploração descontrolada da natureza e como isso vem afetando as populações de todo o planeta.

No encerramento deste encontro, 179 países assinaram a Agenda 21, um acordo comum para que, global e localmente, sejam desenvolvidas e aplicadas soluções para preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade das comunidades pelo desenvolvimento sustentável.

A Agenda 21 cobra responsabilidade dos governantes e participação da sociedade civil na construção de uma nova atitude. É preciso repensar a relação do homem com a natureza e consigo mesmo, para construirmos, coletividade, um futuro melhor para todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Pessoal,
O canal de TV fechada GloboNews tem um programa que a meu ver tem forte ligação com o tema central do blog que vocês estão mantendo. Trata-se do programa "Cidades e Soluções". Como diz o lema do programa "A busca por soluções para um mundo sustentável". O programa destaca iniciativas que já dão resultado e podem ser aplicadas no Brasil. É apresentado por André Trigueiro aos domingos às 21:30 horas. Vale a pena conferir!
Abraços

Jan

Guilherme Machado disse...

Olá Jan,

Obrigado por compartilhar essa dica.

Justamente uma das responsabilidades dos meios de comunicação em massa, segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), é colaborar na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação.

Infelizmente essa iniciativa não ocorre na prática, são poucos os programas e inclusões dessa temática na programação de qualquer canal.

Sobre o programa 'Cidades e Soluções' parece que é exibido também na TVFutura, segundo site Mundo Sustentável (deve-se verificar).

Particularmente gosto muito do 'André Trigueiro', acompanho ele regularmente aos finais de semana na rádio CBN, inclusive ele é o autor do livro 'Mundo sustentável' e alguns outros.

Vou listar abaixo alguns atalhos do que falamos por aqui:


http://www.mundosustentavel.com.br/
http://twitter.com/andretrig
http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493,00.html
http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes/
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/andre-trigueiro/ANDRE-TRIGUEIRO.htm

Abs,
Guilherme.

Postar um comentário

Notícias relacionadas