
No dia 25 de janeiro de 2012 entrou em vigor total no Estado de São Paulo a lei que proíbe os supermercados de distribuir sacolas plásticas. Sei que já faz mais de um mês deste ocorrido mas acho importante discutirmos um pouco do assunto. No momento estou morando na cidade de Piracicaba SP, onde também desde o dia 25 de janeiro também não há mais sacolas plásticas nos mercados.
Porém toda vez que que vou fazer compras em qualquer mercado que seja há uma infinidade de sacos de papel a venda para o armazenamento e carregamento dos produtos.
Ai vem minha primeira questão: Será mesmo que substituir sacolas plásticas pelas de papel é um ato tão sustentável assim? (Por mais que algumas pessoas já tenho costume de usar sacolas de pano, está prática ainda não é adotada pela maioria da população). Tendo em mente esta duvida encontrei no blog científico "Discutindo ecologia" uma postagem que discute exatamente isso, e resumindo pelos altos e como é denominado o título de tal postagem "Sacola de papel polui mais que de plástico".
Outra questão creio que seja com relação ao nosso lixo doméstico, seja ele orgânico ou não: A maioria de nós usávamos as sacolas dadas pelos supermercados para descarte do lixo doméstico. Após essa proibição tivemos de mudar esse habito e começar a comprar outro tipo de sacolas para descarte dos resíduos( que por mais que sejam em sua maioria biodegradáveis, ainda são sacolas em circulação). Neste sentido creio que a proibição da distribuição de sacolas plásticas não ajuda em quase nada na conscientização da população com relação ao nosso hábito consumista.
Sei que a intenção da lei é diminuir a circulação de sacolas plásticas, mas esta medida se for vista de forma isolada é um pouco ineficaz com relação a diminuição na produção de lixo nas cidades.
Escrevo este não com intuito de dizer minha opinião de certo ou errado em tudo isso, mas para realmente gerar discussão, pois creio sinceramente que é discutindo pontos positivos e negativos de medidas adotadas ou a serem adotadas, é que podemos chegar a um fim um pouco melhor.
Resumindo, vamos começar a discutir mais para podermos construir mais e melhor.
0 comentários:
Postar um comentário