segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um dia sem carro

| | | | |
Neste dia 22 de setembro comemoramos o 'Dia Mundial Sem Carro'. Este é um dia para refletirmos quais seriam os melhores e mais eficientes meios de transporte coletivo para as cidades. Aliás, será que apenas um dia é suficiente?

É fácil perceber que na região central de Curitiba a maioria dos carros suporta até 5 pessoas mas levam apenas seu motorista. Precisamos repensar esse modelo de transporte individual, que acaba ocupando as vias urbanas com um baixíssimo índice de aproveitamento do espaço público.
Nossa cidade, uma das mais motorizadas do Brasil, possui  aproximadamente 1.67 carros por habitante.

Mas quais seriam as soluções para evitar ou diminiur os congestionamentos que a cada dia se tornam mais frequentes, poluem nossa cidade e que prejudicam toda a população?

Carros compactos para 2 pessoas? Carros movidos a eletricidade?  Transporte coletivo de qualidade e melhor adequado a realidade da população? Bicicletários nos grandes terminais ? Ciclofaixas nas principais ruas para que os ciclistas sejam respeitados fora da ciclovia? Qual mais?

Então vale andar a pé, de bicicleta, de patins, de roler, ônibus e até mesmo ciclotáxi. Carro? Só se de carona solidária. Vale lembrar que na região central teremos várias ruas interditadas, veja aqui quais são.

Nos encontramos no Inter-2.

Leia mais
Dia Sem Carro, frota em Curitiba cresce mais que a população

0 comentários:

Postar um comentário

Notícias relacionadas