segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Zeri, destinação dos resíduos sólidos urbanos e educação ambiental. Como passar a diante conhecimentos que podem ajudar a mudar o mundo?

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O Zeri – Zero Emission Research Initiative – em português, Iniciativa de Pesquisa em Emissão Zero, lançado em 1994, é um programa da Fundação Zeri Internacional, com sede em Genebra, Suíça, presidido por Gunter Pauli.

A metodologia Zeri trabalha com o conceito de desenvolvimento sustentável para a satisfação das necessidades humanas de água, alimentação, energia, empregos, habitação, utilizando aplicações científicas e tecnológicas, envolvendo governo, empresários e pesquisadores.

O primeiro eixo de sustentação do Zeri enfatiza o “Apoio á criação e consolidação de conglomerados industriais/ regionais através do aproveitamento total das matérias primas, sendo enquadradas dentro deste eixo algumas metas a serem atingidas das quais abordarei a seguir o desenvolvimento de novas alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos urbanos e rurais.

Visando este eixo, comecei a me perguntar em como podemos levar o tema as escolas e principalmente como abordar o mesmo com os alunos que são nossos principais multiplicadores. Tomei conhecimento de um projeto de emissão Zero que foi desenvolvido por alunos de ensino médio em Porto Alegre RS no ano de 2008, no qual se basearam na seguinte pergunta: “Por que o lixo orgânico e as garrafas PET são descartados já que podem gerar alimentos e energia?” O projeto destes alunos recebeu a premiação "Destaque" do III Salão UFRGS Jovem como o trabalho: "O Papel na nossa escola: reciclagem e desperdício".

Este foi apenas um de muitos exemplos de iniciativas educacionais sobre emissão zero, e de como podemos envolver os alunos em atividades que podem ir além do ambiente escolar.

Abordar temas que envolvam atividades simples e de fácil execução são importantes meios de se abordar atividades que venham a ter continuidade de ações.

Temos que ter em mente que com a junção de propostas como à emissão zero, e os programas de educação ambiental, teremos ao “final” uma imensa rede de multiplicadores de atividades sustentáveis.

A educação é o único meio de quem sabe um dia tornarmos o mundo um pouco mais sustentável, façamos nossa parte, pois de nada adianta a intenção sem a ação, transmitamos nossos conhecimentos, tornamo-nos multiplicadores para um mundo mais sustentável.

"Não espere que a Terra produza mais. Aproveite melhor o que ela já produz". (Gunter Pauli)

1 comentários:

Unknown disse...

Opa,
Legal o ponto de vista de termos que descobrir a maneira mais eficiente dos multiplicadores. Sendo redundante, o lance mesmo é "multiplicar os multiplicadores"....
Abraços

Jan

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