quinta-feira, 4 de março de 2010

Memoria 03.03.2010

| | | | |
MEMÓRIA DO ENCONTRO DO GRUPO A21SUSTENTÁVEL COM A21VILATORRES
Curitiba, 04 de março de 2010.

No dia 04 de março de 2010, às 18h00, nas dependências do CAICO na Vila Torres, estando presentes Franciele Santos, Guilherme Machado, Gione Alexandre, Marcos, Ezequiel, ocorreu a reunião do Grupo A21Sustentável das Faculdades Integradas 'Espírita' (FIES) com o Grupo A21 Vila Torres.

Como pauta do encontro tivemos: (1) Ações do Trote solidário; (2) Blog da A21 Vila Torres; (3) Projeto ONU-Habitat; (4) Outros assuntos.

No início da reunião o Marcos explicou o histórico da Agenda21 Vila Torres e as principais dificuldades encontradas na comunidade.

Dando continuidade a reunião, seguimos a pauta
como estabelecido:

1. Trote solidário: foi exposto a intenção do grupo A21Sustentável em atuar no Trote Solidário de sua instituição em pról da A21 Vila Torres. Dentre as atividades planejadas está (1) arrecadação de alimentos e doação a comunidade Vila Torres através da A21 Vila Torres; (2) ação de benfeitoria no colégio Estadual Mariano Torres;

2. Blog A21 Vila Torres: foi exposto nossa intenção de ajudar a A21Vila Torres na construção de seu próprio blog para divulgação da agenda. Para isso ficou decidido a digitalização das matérias de jornais que a A21 esteve presente para inclusão no futuro blog.

3. Projeto ONU-Habitat: foi exposto que o objetivo do projeto ONU-Habitat é mudar a realidade social através de iniciativas de jovens. Os projetos aceitos terão apoio financeiro de 5 a 25 mil dólares para a execução dos projetos enviados. O Marcos sugeriu um projeto relacionado com a fabricação de captadores de energia solar com materiais reciclados a serem distribuídos na comunidade. Para a execução deste projeto seria necessário a capacitação dos jovens da comunidade e o pagamento destes jovens para a instalação dos captadores de energia solar. Em particular esse projeto é interessante pois pode gerar renda em toda a cadeia de construção e uso do equipamento. Os materiais recicláveis utilizados podem ser adquiridos das próprias associações de catadores e quando instalados poderá diminuir substancialmente o consumo de energia elétrica nas residências.

4. Outros assuntos: (1) foi exposto o maquinário industrial, presente na associação, para confecção de camisetas que está em desuso por falta de demanda. Decidimos então tentar estabelecer uma parceria para a confecção de novas camisetas e novas bolsas da A21Sustentável por intermédio da A21 Vila Torres; (2) foi exposto a sala de informática e a biblioteca presente na associação; (3) foi exposto que toda 6a.feira as crianças da comunidade vão na associação assistir filmes educativos.

Encaminhamentos: (1) entrar em contato com a nova diretora da Escola Estadual Manoel Torres para verificar a as possibilidades de ação no colégio; (2) marcar um encontro com o Marcos para obter os recortes de jornais a fim de criar o blog; (3) Estudar a possibilidade da criação do Projeto ONU-Habitat com os demais integrantes do grupo; (4) perguntar ao Marcos ou ao Ezequiel se existem serigrafias na comunidade para a confeção de novas camisetas e bolsas da A21Sustentável; (5) Fazer uma coletânea de filmes educativos a serem doados ao CAICO.



Estas anotações foram feitas por Guilherme Rodrigues Machado e estão disponíveis neste blog para possíveis ajustes e melhorias pelos integrantes do grupo A21Sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário

Notícias relacionadas