domingo, 14 de março de 2010

Memoria 13.03.2010

| | | | |

MEMÓRIA DO ENCONTRO DO GRUPO A21SUSTENTÁVEL
Curitiba, 14 de março de 2010.

No dia 13 de março de 2010, às 08h30, na Biblioteca Central das Faculdades Integradas 'Espírita', estando presentes Guilherme Machado, Layon Becker, Morgana, Rowena Harrison, Wellington Nardin, ocorreu a reunião mensal do Grupo Agenda21 (A21Sustentável) das Faculdades Integradas 'Espírita' (FIES).

A pauta do encontro manteve a programação básica divulgada, o qual abrangeu: Projeto Trote Solidário, Projeto ONU-Habitat, Projeto Trote-Cidadania, Projeto Circuito Tela-Verde, Divulgação interna, Ação no colégio Mariano Torres, Certificado de palestras e Outros assuntos.


O acadêmico Wellington relatou um breve histórico do grupo Agenda21 para situar os novos integrantes dos objetivos do grupos e das açõesrelizadas.

Na sequência foram abordados os temas da pauta como segue:

1. Certificado de palestras: foi exposto que o modelo de certificado do CPGEx já foi alterado e enviado para aprovação final. Se este modelo for aprovado iniciaremos na próxima semana a impressão dos certificados de participação das palestras realizadas nos Colégios Estaduais Francisco Zardo e Homero.

2. Projeto Trote-Solidário: foi exposto que os ofícios solicitando apoio institucional para realização do Trote Solidário foram encaminhados ao CPGEX no dia 11/03 e que aguardamos a resposta dos ofícios para darmos continuidade no processo. Foi também informado que o grupo A21 esteve presente na reunião com a Agenda21 'Vila Torres' para ajustar as ações a serem realizadas no trote solidário. Nesta reunião ficou decidido a ação de coleta de alimentos não perecíveis para doação a comunidade 'Vila Torres' e a possível intervenção com benfeitorias no Colégio Estadual Mariano Torres, da mesma comunidade.

3. Projeto Circuito Tela-Verde: foi exposto que o ofício solicitando apoio institucional para realização do Circuito Tela-Verde nas FIES foi encaminhado ao CPGEx dia 11/03 e aguardamos a resposta deste ofício para darmos continuidade ao processo.

4. Projeto ONU-Habitat: foi exposto o objetivo do projeto ONU-Habitat e informado o tempo disponível para sua criação, tradução e envio para ONU. Houve consenso pelo cancelamento desse projeto pois o tempo hábil para sua execução (criação, aprovação, tradução e envio) é muito pequeno o que afetaria certamente a qualidade do projeto e enfraqueceria as outras iniciativas já em andamento.

5. Projeto Trote-Cidadania: foi exposto alguns deveres institucionais do Edital do Projeto que poderiam impedir a participação do mesmo. Houve consenso no cancelamento da participação deste projeto pois seria certamente necessário a modificação do estatuto interno da instituição e também a divulgação dos emails particulares dos acadêmicos a Fundação DPaschoal.

6. Ação no Colégio Mariano Torres: foi exposta a conversa telefônica que tivemos com a diretora do Colégio Mariano Torres o qual ficou muito surpresa e grata com a intenção de realizarmos benfeitorias nas dependências do colégio. A diretora informou que ajuda na organização da biblioteca e possível pintura de algumas salas serã muito úteis. Ficou combinado marcar uma possível reunião com a diretora para ajustarmos melhor as ações a serem realizadas no mesmo.

7. Divulgação interna: foi exposto que o ofício solicitando a permissão para o uso do mural do Centro de Convivência foi encaminhado ao CPGEx no dia 11/03 e que aguardamos a resposta deste ofício para termos um espaço físico para divulgação de nossas atividades. Também foi exposta a idéia de utilizarmos adesivos para economia de energia a serem colocados abaixo dos interruptores, tal idéia foi originada da 'Agenda21 da Tuiuti'. A acadêmica Franciele Santos enviou por email um modelo de etiqueta para demonstração.

8. Outros assuntos: (1) o acadêmico Layon demonstrou interesse em criar um Grupo de Estudos sobre Agenda21, ficou decidido então encontrar um horário em comum para as reuniões dos integrantes interessados neste estudo; (2) ficou decidido que o horário das próximas reuniões será às 12h30 para que mais integrantes do grupo possam participar; (3) o Prof. Jorge informou que está planejando compilar um livro com os artigos criados por acadêmicos e professores do curso de pós em Gestão Ambiental e pediu que planejássemos um artigo sobre A21 a ser incluído na abertura do mesmo; (4) a acadêmica Morgana obteve consenso sobre a possibilidade de utilizar as reuniões do grupo como atividade extra-curricular a serem contabilizadas na disciplina específica de cada curso, para incentivar e reconhecer a participação destes acadêmicos.

Encaminhamentos: (1) marcar uma possível reunião com a diretora do Colégio Mariano Torres para tratar das ações a serem realizadas neste colégio; (2) encontrar um horário comum para o Grupo de Estudo sobre A21; (3) Definir o objetivo do artigo sobre A21 com professor Jorge; (4) Enviar ofício aos coordenadores para utilizar a carga horária das reuniões da A21 como atividade extra-curricular a ser contabilizada nas disciplinas específicas de cada curso; (5) Fazer modelo de lista de presença (nome, curso, assinatura) para as próximas reuniões a fim de serem utilizadas como atividade extra-curricular; (6) Fazer cartaz de divulgação do trote solidário.

Estas anotações foram estão disponíveis para possíveis ajustes e melhorias pelos integrantes do grupo 'A21Sustentável'.

0 comentários:

Postar um comentário

Notícias relacionadas